12 de abril de 2012

Prefeito atende ao pedido de Zé Pereira e decreta estado de emergência em Serra Talhada

Após visitar áreas atingidas pela estiagem e ouvir um balanço da Defesa Civil e de lideranças comunitárias na zona rural, o prefeito Carlos Evandro decretou, nessa quarta-feira (11), o estado de emergência na cidade, que deverá ser comunicado ao Governo do Estado. Ele revelou que estava preocupado com a estiagem que atinge mais de 80% das famílias rurais.

“Passei o dia de ontem visitando alguns localidades e vi que a situação se agrava. Tomei a decisão em decretar o estado de emergência para agilizar medidas de urgência em socorro à população”, declarou Carlos Evandro. No Sertão do Pajeú, pelo menos dez munícipios já decretaram o estado de emergência.

O prefeito acabou atendendo um apelo feito pelo vereador petista Zé Pereira, que no último dia 2 de abril, esteve reunido com cerca de 200 agricultores no Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), e se disse inconformado com os relatos. “O período de inverno é de janeiro a março. Até agora não caiu chuva nenhuma. Caso venha a chover não tem mais jeito. Está tudo perdido”, disse Zé Pereira, que também é agricultor e mora num assentamento rural.

PREJUÍZOS

De acordo com o vereador, muitos agricultores estão vendendo seus animais pela metade do preço de mercado porque não há mais pasto e a água está escassa. Com o decreto de emergência, a esperança é que os entraves do seguro-safra sejam resolvidos para aliviar o drama dos agricultores. “É preciso liberar a parcela do ano passado e agilizar o pagamento de 2012. O cenário é de tristeza”, finalizou Zé Pereira.

Nenhum comentário: