18 de janeiro de 2012

Movimentos de agricultores/as vão a Brasília cobrar recursos da Garantia Safra

Representantes dos agricultores de Pernambuco, do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), além do deputado Manoel Santos (que representará Assembleia Legislativa), integrantes do Governo Estadual e prefeitos de municípios do Sertão têm audiência marcada para esta quarta-feira (18), em Brasília, com a Secretaria Nacional da Agricultura Familiar, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O objetivo é discutir os problemas vivenciados no estado em relação ao Programa Garantia Safra.


O Garantia-Safra (GS) é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), voltada para os agricultores e as agricultoras familiares localizados na região Nordeste e alguns outros estados do país, que sofrem perda de safra por motivo de seca ou excesso de chuvas. A iniciativa conta com a contrapartida das famílias, que pagam uma taxa de R$ 6,50 para ter direito ao benefício. As outras contrapartidas são do Governo do Estado e Prefeitura Municipal, sendo a maior parcela do Governo Federal.

Há três semanas, agricultores e agricultoras, juntamente como o MSTTR, governos municipais, organizações não governamentais e conselhos de Desenvolvimento Rural de vários municípios do Sertão estão organizando mobilizações para chamar a atenção das autoridades diante a falta de posicionamento do MDA sobre pagamento do Garantia Safra 2010/2011 na região.

Segundo o deputado estadual Manoel Santos, 52 municípios solicitaram o pagamento e, até o momento, apenas 15 tiveram os pedidos aprovados. “Mais de 30 municípios continuam sem receber o benefício. O Governo Federal precisa tomar alguma media diante da situação”, pontua o parlamentar.


Realizamos, inclusive, uma audiência pública no dia seis de janeiro, em Afogados da Ingazeira, com representantes da sociedade civil e governos. Também acompanhamos três grandes manifestações: uma no Pajeú (Carnaíba), no dia 13/01, e as outras duas nesta segunda (16) no Araripe (Ouricuri) e no Sertão Central (Serra Talhada).


A expectativa é que, a partir dessa reunião em Brasília, os agricultores e agricultoras tenham um posicionamento do Governo Federal sobre o benefício. Muitos trabalhadores e trabalhadoras rurais estão passando por dificuldades, já que a colheita não foi satisfatória para garantir o atendimento às necessidades básicas de suas famílias e o recurso que supriria essa lacuna também não foi liberado. “Os movimentos pretendem organizar um grande ato em nível regional ou estadual se o encontro com o MDA não der os resultados esperados”, ressalta Manoel Santos.

Fonte: Texto da assessoria de imprensa da Fetape com informações da assessoria do deputado Manoel Santos



Nenhum comentário: