1 de dezembro de 2011

Em Audiência Pública proposta pelo deputado Manoel Santos






O efeito nocivo do agrotóxico para a saúde e o meio ambiente foi tema de destaque no encontro promovido, ontem, pela Comissão de Agricultura, Pecuária e Política Rural. A reunião, proposta pelo deputado Manoel Santos (PT), abordou alternativas para melhor controle e fiscalização da venda e uso do produto.

“A manipulação dessas substâncias é um problema que atinge a sociedade e precisa ser debatido com agricultores e consumidores, alertou o petista, que, à tarde, voltou a destacar a importância do assunto, durante a reunião plenária. Professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Marcos Figueiredo defendeu a implantação de políticas públicas específicas para o setor. “Uma das possibilidades é acabar com os incentivos fiscais fornecidos pelo Governo às indústrias que fabricam o produto, propôs Figueiredo.

Outra alternativa seria adotar práticas da agroecologia e da agricultura familiar recomendadas pela Organização das Nações Unidas (ONU), completou. Em Pernambuco, a fiscalização do segmento é feita pela Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária (Adagro).


De acordo com o chefe do departamento de inspeção do órgão, Sílvio Valença, são vistoriadas mais de 200 estabelecimentos. Também oferecemos cursos de capacitação para agricultores, a fim de ensiná-los a manipular, utilizar e descartar o produto corretamente. Agimos conforme a Lei no 12.753, de janeiro de 2005, destacou. Já a pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Lia Gerard ressaltou que é preciso vontade política para abolir o uso de agrotóxico no País.

O presidente da Comissão de Agricultura, deputado Claudiano Martins Filho (PSDB), abordou os problemas que os agrotóxicos podem causar à saúde. Ainda estiveram presentes a presidente da Comissão de Saúde, Isabel Cristina (PT); o deputado Odacy Amorim (PT) e representantes do Fórum Pernambucano de Combate aos Efeitos do Uso de Agrotóxicos na Saúde do Trabalhador e da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetape).



Fonte:Diário Oficial
Foto: Rinaldo Marques/Texto: ALEPE

Nenhum comentário: