3 de novembro de 2011

Manoel Santos reivindica revisão dos critérios para conceder o seguro do Garantia-Safra



A decisão do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), negando a cobertura do Garantia-Safra a 30 municípios pernambucanos, desagradou o deputado petista Manoel Santos. Ontem, na tribuna, o parlamentar solicitou a revisão dos critérios para conceder o seguro. O montante é destinado a agricultores familiares de localidades que sofrem a perda da safra por diferentes razões, inclusive a estiagem.

Conforme o parlamentar, o Governo Federal se baseou em dados fornecidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O levantamento focou as chuvas registradas de janeiro a junho deste ano, entretanto, apesar de o volume ter ficado acima da média, as precipitações foram irregulares. Ou seja, algumas cidades foram agraciadas com mais chuva que outras. o que trouxe prejuízos à safra.

"O Ministério deveria levar em consideração o laudo elaborado por técnicos do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), apontando a perda de 50% da produção agrícola, de janeiro a junho", argumentou Santos. Na próxima segunda (31), à tarde, haverá uma reunião com os coordenadores do Programa Garantia-Safra, no Banco do Nordeste. Além do parlamentar, participarão representantes dos municípios prejudicados e do Governo Federal.


Fonte: ALEPE



Nenhum comentário: