5 de junho de 2012

Proposições de autoria de Zé Pereira apravodas na última sessão da Câmara de Vereadores


REQUERIMENTO N°



               Requeiro a Mesa Diretora na forma regimental, que seja consignado em ata dos trabalhos de hoje, uma solicitação ao Excelentíssimo Senhor Carlos Evandro Pereira de Menezes - Prefeito de Serra Talhada, no sentido de SOLICITAR que seja providenciado um reajuste nos valores repassados mensalmente para os músicos que compõem a Filarmônica Filabelense.

JUSTIFICATIVA:
                                 Justifico o Pleito, tendo em vista que a importância da centenária banda musical e consequentemente a valorização dos músicos que dela fazem parte.



                                   Serra Talhada, 01 de junho de 2012.
                                   Plenário Manoel Andrelino Nogueira, 04 de junho de 2012.



José Pereira de Souza
Vereador


                                    



 MOÇÃO DE PESAR 

                           


                        Apresento a Mesa, depois de ouvido o Plenário e cumpridas as formalidades regimentais, que seja consignado na Ata dos trabalhos de hoje uma Moção de Pesar pelo falecimento do Senhor José Feitosa de Lima, o poeta e repentista Feitosa do Calumbi, ocorrido no dia 22 de maio de 2012.



                                  
                                   Serra Talhada, 01 de junho de 2012.
                                   Plenário Manoel Andrelino Nogueira, 04 de junho de 2012.




José Pereira de Sousa
Vereador



HISTÓRICO



            José Feitosa de Lima – o popular Feitosa do Calumbi, aos 62 anos. No dia 22 maio de 2012 . Feitosa do Calumbi foi um dos pioneiros em levar a viola e o repente às ondas do rádio desde a década de 70.
            Atualmente, mantinha um programa semanal na rádio A Voz do Sertão AM sempre destacando a importância da poesia popular. Ele tinha um estilo próprio e uma entonação grave na voz que conseguia prender a atenção do público. A última homenagem feita ao poeta foi em 2010, pela Fundação Casa da Cultura de Serra Talhada (FCCST) durante a Festa de Setembro.

     




























MOÇÃO DE APLAUSO

                           


                        Apresento a Mesa, depois de ouvido o Plenário e cumpridas as formalidades regimentais, que seja consignado na Ata dos trabalhos de hoje uma Moção de Aplauso pela passagem do 50 de fundação da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco.


                      



                                   Serra Talhada, 01 de junho de 2012.
                                   Plenário Manoel Andrelino Nogueira, 04 de junho de 2012.






José Pereira de Sousa
Vereador




                                             








JUSTIFICATIVA

Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco é uma entidade sindical de 2º grau que representa e coordena os interesses dos trabalhadores rurais do Estado, quer sejam pequenos proprietários, posseiros, assalariados, sem-terra e arrendatário.
Fundada em 6 de junho de 1962 e reconhecida em 17 de outubro do mesmo ano, a FETAPE é constituída por 178 Sindicatos de Trabalhadores Rurais, distribuídos nas seguintes regiões do Estado: 73 Sindicatos na região do Agreste, atingindo 343.260 trabalhadores rurais sindicalizados; 53 Sindicatos na região do Sertão, atingindo 183.569 sindicalizados; 50 na região da Mata, atingindo 174.766 sindicalizados.
Considerando que Pernambuco é constituído por 184 municípios, logo, a FETAPE se faz presente em, praticamente todo o Estado. Considerando, ainda, a média de uma família de 05 pessoas, onde, em geral, apenas 1 membro é sindicalizado, a FETAPE representa, aproximadamente, 3.500.000 (três milhões e quinhentos mil) trabalhadores rurais.
Além disso, em inúmeros municípios, existem diversas delegacias sindicais nas comunidades, sítios, engenhos ou fazendas, o que contribui para que a FETAPE atinja mais diretamente milhares de trabalhadores, que participam democraticamente de todas as decisões assumidas pelas entidades, desde as relativas às atividades e lutas encaminhadas pelos dirigentes, até as de cunho administrativo, inclusive elegendo seus representantes.
Mensalmente, os Sindicatos realizam assembléias que contam com a participação de 100, 200, 500 e até mais trabalhadores rurais, o que comprova a forte capilaridade e poder de mobilização entre os trabalhadores, por parte da FETAPE.

Nenhum comentário: