15 de novembro de 2011

Caravana visita nascente do Rio Pajeú

Com o intuito de conhecer mais de próximo a realidade da nascente, a Caravana do Rio Pajeú esteve no nascedouro do Rio Pajeú, na comunidade rural de Brejinho dos Ferreiros, município de Brejinho-PE. Além da equipe do CECOR, na ocasião estavam presentes alunos de escolas municipais, integrantes do poder público, lideranças sindicais, representante de organizações, poetas, músicos e religiosos.

X

X

O engenheiro hidráulico e professor da Universidade Federal Rural, Genival Barros, que também faz parte da Caravana, apresentou para o público o objetivo da visita. “A ideia de a gente estar aqui é para analisar a forma como vamos recuperar o nosso Rio Pajeú, começando pela sua nascente. É necessário repensar nossas atitudes diante do Rio”, enfatizou.

Acobertados pela sombra da árvore de um Tamboril frondoso na comunidade, poetas e músicos declamaram e cantaram o Rio Pajeú acompanhados dos alunos da rede municipal de ensino. Em seguida, ao conhecerem a nascente os visitantes constaram um cenário de desmatamento da mata ciliar e a erosão do solo.

Ao se aproximar da nascente, a Caravana foi recebida pelo proprietários das terras, o agricultor Tiago Henrique Silva. Meio acanhado, mas com tamanha vontade de ajudar na revitalização do Rio, ele falou que algumas décadas atrás jorrava sem parar água do Rio Pajeú. “Eram terras boas, uma fartura danada de água. Como diz o ditado uma andorinha só não faz verão. Estou aqui pra ajudar no que precisar para não deixar esse Rio morrer”, falou empolgado.

X

X

No final da visita, integrantes da Caravana plantaram mudas de árvores próximas a nascente do Rio Pajeú. Foi uma forma, queira que simbólica, de não deixar esse Rio morrer e trazer a vitalidade dele através das águas correndo na região do Pajeú afora.

FONTE: Site do CECOR

Nenhum comentário: