21 de agosto de 2011

Agricultura Familiar é tema de revista econômica

A última edição da revista “Desafios do Desenvolvimento” do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revela que, com altas taxas de produtividades, a Agricultura Familiar responde por mais da metade do volume de alimentos colocados na mesa do brasileiro. “No entanto, dificuldades de acesso a crédito e concentração fundiária impedem o pleno desenvolvimento do setor”, mostra a publicação.
De acordo com a revista, uma radiografia da Agricultura Familiar elaborada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em 2009, a partir do Censo Agropecuário de 2006 e de levantamentos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), exibe dados interessantes sobre o setor. Comparado ao chamado agronegócio, ela domina as estatísticas em número de estabelecimentos rurais e em geração de empregos. Do total de cerca de 5 milhões de estabelecimentos existentes no país, 4,3 milhões são de Agricultura Familiar (84%) e 807 mil (16%) são de agricultura não familiar ou patronal. Os pequenos ocupam 12,3 milhões de pessoas (74%), e os grandes, 4,2 milhões (26%).
Para o MDA e o Instituto Nacional de Colonização Agrária (Incra), a Agricultura Familiar se consolidou na última década como o maior responsável pela garantia da segurança alimentar do país, principalmente, em relação a produtos de consumo no mercado interno. A eficiência produtiva e econômica da Agricultura Familiar é, nos resultados finais, superior ao do agronegócio. “Não obstante ocuparem apenas 24% da área (agrícola brasileira), os estabelecimentos familiares respondem por 38% do valor bruto da produção e por 34% da receitas no campo. Enquanto a Agricultura Familiar gera R$ 677/ha, a não familiar gera apensas R$ 358/ha. Também na ocupação da mão de obra, a Agricultura Familiar é mais intensiva: ocupa mais de 15 pessoas por 100 ha, enquanto que não familiar ocupa menos de duas pessoas por 100 ha”, diz os dados.
A revista “Desafios do Desenvolvimento” ainda aponta que a Agricultura Familiar é responsável pela produção de cerca de 70% dos alimentos que chegam na mesa dos brasileiros. A Agricultura Familiar é fundamental para democratizar o país, redistribuir renda e combater a pobreza no meio rural.




FONTE: Site do CECOR

Nenhum comentário: