12 de agosto de 2009

Participação das mulheres negras na política é tema de seminário

As mulheres cada vez mais assumem o papel de chefes de família, aumentam sua escolaridade e ampliam a participação no mercado de trabalho. No entanto, ainda recebem menores salários e acumulam a maioria das tarefas domésticas. Esta realidade é apontada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e se soma a outro dado preocupante: apesar de formarem a maior parcela do eleitorado (51,7% em 2008), elas não ocupam na mesma proporção os espaços institucionais da vida política nacional. No caso das mulheres negras a diferença é ainda mais acentuada.
O tema estará em debate no Seminário Empoderamento das Mulheres Negras e Participação Política, que será realizado no período de quinta-feira (13) ao sábado (15) no Airan Hotel (SHN quadra 5, bl. A, subsolo), em Brasília.
A solenidade de abertura, às 18h da próxima quinta-feira, contará com a presença do ministro da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Edson Santos, e da ministra da Secretaria de Políticas para Mulheres, Nilcéia Freire. Ambas as secretarias são parceiras nesta iniciativa, que conta com apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
O objetivo do seminário é promover o diálogo entre mulheres negras vinculadas a partidos políticos e militantes das várias articulações nacionais do movimento social, com a expectativa de reunir 150 participantes de todo o país. A inserção da temática racial e de gênero na agenda política leva em conta as diretrizes do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres e do Plano Nacional de Promoção de Igualdade Racial.
Os painéis, debates e grupos de trabalho colocarão em pauta vários aspectos do conceito de empoderamento, que passou a ser empregado na década de 1960, nos Estados Unidos, pelos movimentos negros que reivindicavam direitos civis. Na prática, empoderar significa dar voz e visibilidade às minorias sociais, para que tenham capacidade de ação e decisão individual e coletiva sobre temas que afetam diretamente suas vidas. É um processo que implica em elevação da auto-estima e pensamento crítico.


2 comentários:

Alexandre Mourato Dantas disse...

Amigos de Serra Talhada, não se enganem, Há algo podre por baixo da mesa, quem pensa que vai sair um candidato Único do grupo que hoje domina o município está redondamente enganado, pois se fala, e tem consistência, de que as coisas não andam muito boa no relacionamento entre o prefeito e os deputados, isso implica que o prefeito indicará um nome a disputar a prefeitura e Sebastião e Inocêncio outro nome, o estremecimento nas relações andam tão azedas que há vários dias um fala bem do outro, e eu já desconfiava, porque Sebastião não participa havia tempos de eventos públicos juntamente com o prefeito? Podem esperar que vem noticias nada boa para o lado do prefeito. Em tempo: O prefeito já está sendo chamado de Lombardi, aquele que só fala e não aparece. OBS. Tudo isso não é suposição, é fato, quem viver verá o que digo

Ana Angelica Kerliano disse...

Quando se examina os noticiários, constata-se que muitos políticos preferem utilizar o tempo e os recursos públicos colocados à sua disposição para "outros interesses" e outros fins, envolvendo-se em corrupções, em conchavos com finalidade de obterem alguma vantagem pessoal ou de grupos, alguns trabalhando apenas para serem de novo reeleitos, enfim, gastam tempo e dinheiro público em diversos outros interesses. Sem terem o bem coletivo como objetivo dos seus trabalhos, tornam-se "maus políticos" e é como se tivessem puxado, com suas ações, o freio do carro do desenvolvimento da cidade.